terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sakura Gari (Mangá)

E esse é mais um daqueles mangás que não foram traduzidos para o português ainda... Exceto por algumas scans, porém, não completo... Mas vamos ao que interessa... ao menos não vamos ter que lê-lo em japonês... o que seria o ideal, mas vamos deixar de sonhar.

Sakura Gari, mangá da mangaká Yuu Watase (2007)

Título: 樱狩/ Sakura Gari/ Cherry Blossom Hunting/ The Hunt for Cherry Blossoms
Mangaká: Watase Yuu
Gênero: Drama, Josei, Psicológico, Romance, Tragédia, Yaoi
Publicação: Mangá - 3 volumes (2007)

Sinopse: A história se passa no Japão da Era Taishou e gira em torno do jovem de 16 anos, Tagami Masataka, que vive em dúvida tentando encontrar seu lugar ao sol. Ao tentar ingressar na escola preparatória, Tagami conhece o filho do nobre Koushyaku Saiki, o jovem Saiki Souma. Por ironia do destino, o então ronin Tagami passa a fazer parte da família Saki e a viver sob as condições dela.




Eu confesso que ainda não li o mangá todo, até porque meu inglês é péssimo... além disso, não tenho tempo para ficar traduzindo para ler, na verdade, é preguiça mesmo, dá muito trabalho ter que ir traduzindo cada fala que eu não entendo, mas folheei algumas páginas e tipo assim, os traços são perfeitos e dá para ter uma boa noção da história.

Dei uma olhadinha no primeiro capítulo, apesar de o meu inglês não ser dos melhores, pude perceber que a história é muito interessante, por ser ambientada no início do século XX, o que nos remete logo de cara a uma época cheia de preconceitos e privações, além do mais tem o ponto positivo de que a Watase Yuu fez uma enorme pesquisa histórica e estudo de imagens para representar tão fielmente os prédios e ambientes daquela época. E isso tudo sem mencionar que Watase capricha no traço dos personagens, atribuindo leveza e suavidade às cenas.



Mas vamos lá... hora de entrar em mais detalhes da história. Aviso para spoilers.

Tagami aparece como um subalterno que é obrigado a obedecer a todos os caprichos de Souma. É dessa relação de subserviência que um sentimento mais forte vai nascer entre os dois. Souma e Tagami... spoiler, então, quem quiser continuar, selecione o texto para ler, ok? Tagami não é um rapaz rico... sua condição de ronin o impele para ser um criado da família Saiki. Mas, Tagami não irá odiar profundamente essa condição, visto que é melhor ser empregado de uma família rica do que ser pobre ou mendigo. Além disso, ele irá tentar ajudar Souma a superar seus traumas por ter sido abusado por várias pessoas, inclusive por outros homens. fim do spoiler.

Watase consegue prender o leitor através do traço dos seus personagens e também pela trama envolvente, as páginas iniciais do mangá evidenciam muito bem isso... e eu sou testemunha do quanto a Yuu Watase desenha bem pra caramba! Adorei os desenhos dela. Por ser um yaoi bastante emblemático, não só pela temática como também pelo período histórico em que se passa a história, vale muito a pena a leitura, pois considero extremamente importante vermos as diversas formas que o relacionamento entre dois homens foi visto e punido pela sociedade e como isso, infelizmente, não mudou muito. Mas vamos salientar que toda forma de amor é válida, do tanto que se ame para dar asas ao outro e não grilhões. No mais é isso, pessoal... leiam esse mangá maravilhoso da Watase Yuu e lembrem que além de um romance histórico, Sakura Gari também é um romance trágico. Até a próxima, ja ne!!


Mangá em português:
Hwey (download - capítulo 7, volume 3)
Kouhaku Scanlator (hospedado no site do Hwey)
Yaoi Project BR (necessita cadastro no fórum)

Entenda porque os links foram removidos

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design