sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

China Girls (Manhua)

Terminei de ler Deadman Wonderland hoje, mas não me sinto preparada psicologicamente para falar dele agora... Ainda preciso digerir tudo o que eu li para poder organizar minhas ideias e jogá-las num post, mas desde já anuncio que amei a loucura daquela história que de insana só tinha o nome, é uma trama e tanto, mas hoje, resolvi falar de um manhua muito legal que encontrei por acaso, desde já, adianto que esse manhua é diferente de tudo o que já li e vi antes.

Título: China Girls (中国女孩)
Gênero: Ação, Drama, Josei, Tragédia
Publicação: Manhua - 1 volume (2010-2013)

China Girls, manhua (2010-2013)

Sinopse: China Girls é um manhua que reúne doze oneshots de autoras chinesas diferentes. Em cada história, é-nos apresentada uma faceta da vida de algumas mulheres e meninas na atual China. São essas garotas chinesas que vivem dramas simples ou complexos, umas tentam superar a tristeza da quase perda do seu cão enquanto outras têm que lidar com uma gravidez indesejada, aborto e a vida adulta tal como ela é.

O que me chamou a atenção nesse manhua foram os traços super realistas e extremamente artísticos que ele tem. China Girls é um manhua, ou seja, é o HQ chinês. Os manhuas são diferentes da maioria dos mangás e manhwas (HQs coreanos), pois privilegiam a expressão extremamente realista dos personagens (falarei mais sobre essas diferenças numa outra postagem).



As únicas histórias que li foram as duas primeiras (já que a tradução dos ingleses tá um pouquinho atrasada): Semente e Separação, respectivamente das autoras A Geng e Xi Ying. Tentei ler as demais, mas sinceramente, já comentei sobre em alguma postagem que detesto inglês, mas enfim, acabei desistindo... Sei que tenho que aprender inglês urgentemente.


Antes de falar sobre a primeira história, optei por falar primeiro da segunda oneshot, Separação. Nessa história, Xi Ying nos mostra uma garota triste e ao mesmo tempo tentando se encontrar. O episódio nos mostra um adeus, a garota simplesmente está se despedindo de um alguém especial, no entanto, há por trás de tudo isso, uma reflexão bastante interessante sobre "qual é o meu lugar sob o sol?". Mostrar quem realmente somos pode ser um grande desafio em nossas vidas.



Optei falar do primeiro oneshot depois, porque ele trata de um tema bastante polêmico e tido por muitos como um grande tabu. Sem condenar nem absolver ninguém, essa história trata de aborto, mas de uma forma tão linda, tão criativa e artisticamente simbólica, que para um leitor menos experiente pode achar que a história só fala de melancia.

No entanto, a história é super sensível e expressiva... E foi isso o que me chamou mais a atenção: a forma com que esse manhua trata de um assunto tão complicado com tamanha simplicidade e suavidade. Além disso, são expostos além do aborto, situações comuns à gravidez indesejada. O namorado da garota não quer que ela continue com a gestação, sendo até capaz de deixá-la, ou seja, de praticar uma forma de aborto pouco condenada na sociedade, que é o aborto social, no qual, o futuro "pai" abandona o "filho" antes mesmo de ele nascer.




Esse manhua foi um dos primeiros a tratar de forma imparcial sobre assuntos delicados e difíceis de lidar, até porque acredito que o intuito dele não era julgar ou condenar, muito menos tentar absolver, mas sim, o intuito de mexer com o seu eu interior de uma forma bastante sutil e até perturbadora. 

Além disso, o que também me chamou a atenção foram os traços delicados, suaves e, ao mesmo tempo, fortes e intensos. Marcando um estilo próprio e totalmente distinto do que estamos acostumados a ler. Se você é daqueles que acha que todo HQ oriental é mangá, precisa se informar mais. Apesar da popularidade do mangá, manhuas e manhwas são diferentes, a começar pelo sentido de leitura, que não é da direita para a esquerda. No mais, super recomendo esse manhua. Ele é único, simples, intenso. Vale a pena acompanhar!! RECOMENDADÍSSIMO!!



Manhua em português:

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design