domingo, 7 de junho de 2015

Boomerang Family (K-Movie)

Como alguns de vocês já devem saber, de tantas vezes que já falei aqui, eu adoro a atriz Gong Hyo Jin. Ela é tipo uma de minhas divas maravilhosas e todo trabalho que ela faz, lá estou eu acompanhando de perto ou da forma que dá. Dessa vez, fiquei enlouquecida por um filme dela que encontrei por acaso no Cadê meu Dorama?. Vi esse filme duas vezes seguidas de tão bom que eu achei e por essa razão, venho aqui convencê-los a também se renderem a essa história.

Título: 고령화 가족/ Goryeonghwa Gajok/ Boomerang Family (Família Bumerangue)
Direção: Song Hae-Sung
Roteiro Cheon Myung-Gwan
Gênero: Comédia, Drama, Família
Publicação: K-Movie (2013)
Nota♥♥♥♥

Boomerang Family, filme coreano (2013)

Sinopse: Três irmãos, de personalidades totalmente distintas, acabam tendo que voltar a viver juntos na casa da mãe (Yoon Yeo Jeong). Oh In Mo (Park Hae Il), tem 40 anos e está atravessando uma fase muito difícil, seu único filme como diretor de cinema levou-o à falência e a sua ex-mulher aguarda ansiosamente pelo divórcio, que ele se recusa a dar. Oh Han Mo (Yoon Je Moon), o filho mais velho (44 anos), é um ex-presidiário que nunca saiu de casa, e não se dá tão bem com In Mo. Já, a filha caçula de 35 anos, Oh Mi Yun (Gong Hyo Jin), acabou de sair de um segundo divórcio e ainda levando de brinde, sua filha adolescente, Shin Min Kyung (Jin Ji Hee), para a casa da mãe. Esses três irmãos, que sempre tiveram suas desavenças, agora terão que conviver todos juntos. Há alguma chance de tudo isso dar certo?

Sabe aquelas histórias de família que poderiam ser mais um clichê, mas não são? Então... é o que vemos em Boomerang Family. Foram tantas as emoções que eu senti ao ver esse filme, que tenho até receio de não conseguir expressar fidedignamente o que eu senti. Mas vamos lá, vamos tentar... Por que vale a pena ver esse filme?




1. Não é apenas uma simples comédia 

Se você está acostumado aos filmes de comédia coreanos, como eu, pode tirar seu cavalinho da chuva. Nesse drama, a comédia surge pra dar uma aliviada, porque o roteiro é bem denso e as situações bastante tensas. O clima de humor quebra essa rigidez, que poderia conferir ao filme, um carga mais pesada, tornando a história bastante crua. Para mim, quando vi a primeira cena do filme, senti uma grande diferença nessa comédia. A primeira cena, é do In Mo espancando o suposto amante de sua esposa, Seo Mi Ok (Lee Young Jin). Mas não é apenas uma cena de espancamento, o In Mo desfere palavrões e ódio contra o amante da esposa. Logo em seguida, a cena é suspensa, e se inicia o filme. Veja bem, eu ri litros com esse filme, mas vale salientar que essa história não é uma simples comédia que te fará apenas rir do início ao fim. Esse não é o propósito do filme, o que é ótimo. Talvez o fato de ser baseado num livro de Cheon Myung Gwan (escritor coreano realista), tenha tornado esse filme uma comédia diferente das que estamos tão acostumados a ver.

Han Mo e In Mo, num de seus momentos mais carinhosos...

2. A relação conflituosa-amorosa dos três irmãos

Como em toda família grande, sempre haverão algumas desavenças entre as pessoas que fazem parte dela. Claro que isso não é regra, minha mãe vem de uma família de 14 irmãos, e até onde eu vi, todos os irmãos sempre foram unidos. Já meu pai, que vem de uma família de 15, nem todos são tão unidos assim.

Cena no bar que antecede a briga em que Mi Yun se mete e seus irmãos a defendem.

Em Boomerang Family, In Mo, Han Mo e Mi Yun não são exemplo nenhum de irmãos melhores amigos, mas sabe aquele ditado que o sangue fala mais alto? Então, se alguém fala mal ou espanca algum deles, tenha certeza que a briga já foi comprada. Ao longo do filme, In Mo chama a irmã de "vadia", mas quando alguns rapazes puxam o cabelo dela, numa briga, após uma viagem em família, In Mo se levanta indignado por estarem maltratando sua "preciosa irmã". Outra cena, é quando a Mi Yun vive espancando Han Mo, mas fica super ansiosa quando ele não aparece para o seu casamento. Sabe aquela relação de amor e ódio, só que com mais amor do que ódio? Então, esses três irmãos se amam, mas se odeiam. E é muito engraçado quando Han Mo e In Mo se unem para tentar fazer com que Mi Yun e sua filha saiam de casa. O episódio da pizza foi super engraçado, mas também quando Han Mo faz de tudo para encontrar a Min Kyung, é de ficar emocionado... adorei o Han Mo <3




3. Segredos do passado

Sabe quando tudo aquilo que você acreditava ser, na verdade, não passava de um mentira? Pois é... Quem diria que a mãe desses três filhos fadados ao fracasso guardaria tantos segredos assim... E segredos que mudariam todos os rumos da história. Adoro reviravoltas e cada uma delas foi muito bem orquestrada ao longo do filme, desde a aparição da senhorita Soo Ja (Ye Ji Won), por quem Han Mo era apaixonado e por quem In Mo queria apenas uma aventura até a suspeita amizade entre a mamãe Oh e o senhor Gu (Park Geun Hyung). O realismo com que tudo é tratado, ao longo da trama, é muito bom. Sem maquiagens, sem enrolações. Boomerang Family nos mostra o retrato de uma família nada perfeita, mas afinal de contas, qual família é perfeita?



4. Han Mo

Vai ser muita babação e não vou ser nenhum pouco imparcial. O personagem que mais amei no filme foi, sem dúvidas, o Han Mo. Ele é um gordinho carismático e super coração mole. Gente, não entendo como no filme ele era um ex-presidiário. O Han Mo é um amor de pessoa... e super engraçado também... morri de rir horrores com ele. No episódio da pizza, essa cena foi muito hilária...



O Han Mo parecia um crianção. Quando o In Mo apareceu dizendo que ia morar com a mãe, Han Mo insiste para que ela mande o irmão embora, mas sabe, né? Ela é mãe e sempre tem espaço em coração de mãe... In Mo fica, mas quando Mi Yun aparece com a filha para também morar lá, Han Mo e In Mo acabam tendo que dividir o mesmo quarto. Mas nem sempre o Han Mo está ali para brigar ou defender a irmã de possíveis estupradores - quando ele confunde Jung Geun Bae (Kim Young Jae), atual namorado de Mi Yun, com um estuprador -, quando ele não quer se envolver, fica escondido no quarto querendo apenas ficar alheio ao que acontece lá fora.



Como dito anteriormente, Han Mo é um ex-presidiário. E apesar de estar na condicional, ele não é um mal elemento. Todos os dias, leva bolinhos para a senhorita Soo Ja (a cabeleireira do bairro) e, às vezes, se arrisca praticando exercícios na rua com os idosos... Embora tenha o nome sujo, Han Mo evita ao máximo ser peça de manobra de Yo, o traficante (Yoo Seung Mok). Entretanto, após o episódio da calcinha e após a fuga de Min Kyung, alguns sacrifícios são feitos e descobrimos que Han Mo tem o coração mais caridoso do mundo. Impossível não se encantar com ele... vai ser meu personagem preferido forever nesse filme <3 e eu quase morri do coração quando o Yo decide acertar as contas com ele... enfim... assistam e vocês entenderão.




5. Mi Yun e Min Kyung

Mãe e filha que não têm nada a ver uma com a outra. Enquanto Mi Yun não consegue passar nenhum minuto sem um namorado, Min Kyung é uma péssima aluna na escola e odeia os incontáveis namorados da mãe. O que Min Kyung adora é assistir a programas de TV coreanos e, de vez em quando, passa horas com os amigos na rua fumando. Ela é a típica adolescente que caiu de paraquedas numa família que ela mal conheceu. Mas aos poucos, percebemos que ela não se encaixa com a família chegando até a fugir de casa. Após essa fuga, as coisas mudam. E a relação entre todos melhora, sobretudo, com o tio Han Mo. Gente, adorei a Min Kyung, apesar da pouca participação que foi dada a ela no filme, a atriz conseguiu me surpreender na sua atuação. Não conhecia a Jin Ji Hee, mas ela já me encantou. E não vou nem comentar sobre a Hyo Jin, né? Qualquer coisa que eu disser é suspeito - risos.




Boomerang Family é um filme bem realista. Não tem aquela romantização dos personagens principais. A Mi Yun já se divorciou duas vezes e já está emplacando um novo casamento. In Mo é um diretor fracassado que acaba tendo que dirigir filmes que ele nunca imaginou dirigir, Han Mo tem a ficha suja por se envolver em situações de risco, Min Kyung não é uma aluna inteligente, a mamãe Oh tem os seus segredos do passado e assim, vai sendo delineado para nós, um retrato de uma família que não é perfeita, que não vive o "Gangnam Style", aliás, a família Oh vive num bairro mediano da Coreia do Sul, sem muito glamour, sem nada. É, digamos assim, uma família modesta. Que nem sempre tem dinheiro para comprar carne, mas ainda assim, cada um tenta dar o seu melhor, mesmo que isso ocorra através de meios não tão lícitos, digamos assim.




Gostei bastante desse filme, pelo realismo impregnado na história. Gostei da não-romantização dos personagens, o que os aproxima muito de nós e de nossa realidade... afinal, qual família não tem os seus problemas? Qual família é perfeita? Acho que essa pequena reflexão, sobre a família que temos e por que devemos cuidar dela já valem pelo filme todo. Super recomendo!! RECOMENDADÍSSIMO! Até a próxima, chibis do meu coração... Ja ne!




K-Movie legendado em português:

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design