segunda-feira, 8 de junho de 2015

Elegant Lies (K-Movie)

Depois de ver o trailer desse filme, mesmo sem entender nada de coreano, senti na mesma hora que esse filme prometia. Procurei se tinha no Cadê meu Dorama? e assim que encontrei lá, corri para baixar. Pessoas do meu coração, esse filme é muito lindo, porém pode impactar quem tem problemas em lidar com temáticas fortes, como suicídio, por exemplo. [Contém spoilers].


Título: 우아한 거짓말/ Wooahan Geojitmal/ Elegant Lies/ Thread of Lies
Direção: Lee Han
Roteiro: Kim Ryeo Ryeong
Gênero: Bullying, Drama, Família, Psicológico
Publicação: K-Movie (2014)
Nota♥♥♥♥


Elegant Lies, filme coreano (2014)

Sinopse: Lee Hyun Sook (Kim Hee Ae) é viúva e sempre deu o seu melhor para cuidar das duas filhas, Man Ji (Ko Ah Sung) e Cheon Ji (Kim Hyang Gi). Entretanto, apesar de todos os cuidados, a sua filha caçula, Cheon Ji, acaba cometendo suicídio aos 14 anos. Sem saber o que poderia ter motivado o suicídio de Cheon Ji, Hyun Sook e Man Ji têm que seguir em frente e superar esse episódio tão doloroso em suas vidas.



Uahan Geojitmal, livro.
A história do filme é baseada no livro da escritora coreana, Kim Ryeo Ryeong, publicado em novembro de 2009. O livro intitulado, Uahan Geojitmal, nos apresenta o suicídio de uma jovem de 14 anos que não deixa nenhum vestígio sobre o porquê de decidir morrer. Esse drama que afeta definitivamente a vida da mãe da Cheon Ji, de sua irmã mais velha, Man Ji, e de sua antiga colega de escola, Hwa Yeon (Kim You Jung) não passa batido na ótima atuação das atrizes. O filme é lindo, tocante e forte.

Cheon Ji sempre foi uma boa filha, uma aluna esforçada, uma menina carinhosa e companheira, entretanto, apesar de tudo, ela suportou calada todo o sofrimento que passou na escola, tendo como único confidente de suas dores, o jovem Chu Sang Bak (Yoo Ah In). Após a sua morte prematura, sua mãe e irmã são obrigadas a se mudar. Embora nenhum deles se conhecesse, a família de Cheon Ji acaba morando no apartamento ao lado do apartamento de Sang Bak, que apesar de introspectivo, também esconde um histórico de bullying e de superação. Pois mesmo depois de tanto sofrimento e de ter abandonado a escola, ele aprendeu não só a se defender, como também aprendeu a defender quem precisasse de sua ajuda.




Após se instalarem na nova casa, que no início, estava cheia de ratos, Hyun Sook e Man Ji passam a levar a vida juntas, uma se apoiando na outra. No primeiro dia da mudança, ao se depararem com os ratos, Sang Bak se oferece para ajudar a se livrar deles. E é quando eles se conhecem. Por coincidência (ou não), o condomínio onde elas foram morar é vizinho ao restaurante chinês cujos pais de Hwa Yeon são os donos. E salientando que Hyun Sook e a mãe de Hwa Yeon já se desentenderam antes por causa de suas filhas e agora, Hyun Sook perdeu a sua caçula.




Cheon Ji sofria bullying na escola e Hwa Yeon era a sua única amiga. Após a notícia do suicídio de Cheon Ji se espalhar pela escola inteira, Hwa Yeon começa a ser tratada mal pelas suas colegas de sala. Meio que a situação se inverte e de manipuladora cruel, ela passa a ser vítima da indiferença e do desprezo das colegas. Achei bastante interessante mostrar o depois da partida de Cheon Ji. Hwa Yeon passa a sofrer represálias e tudo vai se tornando cada vez pior quando Man Ji decide investigar a fundo os reais motivos que levaram sua irmã a se enforcar. E isso mexe muito com todos os envolvidos na trama, visto que Cheon Ji não deixou nenhuma carta ou bilhete se despedindo ou dizendo por que se matou.



Enquanto Man Ji tenta desvendar os reais motivos que levaram sua irmã ao suicídio, Hwa Yeon tenta não só se livrar de possíveis provas que a incriminem, como também começa a sabotar os negócios dos pais a fim de poder se mudar daquele bairro. Mas Hwa Yeon não é uma personagem odiável, aos poucos vamos descobrindo que ela sentia mais falta de Cheon Ji do que as outras colegas da escola. Seu sofrimento e sua obsessão em ser amiga de Cheon Ji não só contribuíram para a morte dela, como também ajudaram significativamente Hwa Yeon a ser uma jovem desequilibrada e solitária que só precisava de cuidados e atenção dos pais.




Man Ji começa a frequentar os mesmos lugares que a irmã frequentou. Indo à biblioteca e interrogando colegas de classe. Numa dessas conversas, descobre que nenhuma delas era amiga de sua irmã e que apenas Hwa Yeon era próxima a ela. Ao longo da trama, bilhetes de despedida de Cheon Ji vão aparecendo, todos eles direcionados a destinatários específicos. Um desses bilhetes foi deixado para sua mãe, no qual pedia para que ela fosse forte e para que ela não ficasse sozinha. No filme, Hyun Sook tenta se livrar de um ex-namorado, Gwak Man Ho (Sung Dong Il), um homem pegajoso e violento. Por coincidência, ele é pai de Mi Ra (Yoo Yeon Mi) e de Mi Ran (Chun Woo Hee), amigas de Cheon Ji e Man Ji, respectivamente.




Apesar de mentir para todos que não era próxima de Cheon Ji, Mi Ra foi a única amiga realmente próxima que Cheon Ji teve. No entanto, ao descobrir que seu pai e a mãe de Cheon Ji estavam namorando, Mi Ra fica com raiva da amiga e passa a ignorá-la. E, de certa forma, se torna cúmplice das brincadeiras maldosas que as outras faziam com Cheon Ji. Por essa razão, Cheon Ji também deixa um bilhete para Mi Ra. Para todos aqueles que positiva ou negativamente tocaram em seu coração, Cheon Ji deixou uma última despedida.




Um dos bilhetes deixados por Cheon Ji, foi para sua irmã Man Ji, que sempre teve um temperamento difícil e nunca deu muito espaço para a irmã se aproximar dela. Nessa cena chorei horrores. Era a Man Ji na tela se acabando de chorar e eu aqui do outro lado também me acabando de chorar. E se essa foi a cena mais tocante do filme, espere para ver o conteúdo do recado que Cheon Ji deixa para Hwa Yeon. Se na cena da Man Ji eu chorei horrores, na cena que Hwa Yeon lê o bilhete deixado para ela, eu chorei o dobro.




Conviver com a dor da perda e sequer saber o porquê de um ente querido tirar sua própria vida é a realidade de algumas pessoas por aí a fora. Só quem passa por algo assim, sabe o quanto isso é difícil de lidar. Dia após dia, e a dúvida e a angústia de nunca saber assombrando sua existência como um fantasma. Infelizmente, eu e minha família nunca saberemos por que meu tio se suicidou e talvez, se tudo fosse diferente, ele ainda estaria aqui entre nós. Hyun Sook e Man Ji vivem a tortura da dúvida: e se tivessem sido uma mãe e irmã melhores, Cheon Ji ainda estaria viva? Ter dito ou feito a coisa "certa" na hora "certa" realmente faria a diferença? Infelizmente, essa dúvida é o que fica para os que ainda continuam vivos.





Chorei muito nesse filme. Me emocionei pacas. Mas é assim que a arte nos toca, nos alcança, não é mesmo? Man Ji e Hyun Sook têm uma à outra para se apoiarem e é assim que é a vida. Quem já sofreu bullying na escola sabe o quanto a ideia do suicídio parece tentadora, mas apenas parece... Esse filme mexeu muito comigo... Me trouxe à tona, sentimentos que estavam guardados a sete chaves e só tenho uma coisa a dizer sobre esse filme: AMOR. Eu simplesmente amei esse filme do início ao fim... e super recomendo que vocês assistam. Às vezes, não sabemos por que certas coisas acontecem, mas elas acontecem, independente de nossa vontade ou não e isso é o que nos obriga a ser fortes... Para mim, em especial, esse filme foi um grande consolo para algumas de minhas dores... Agradeço ao Doramas Obsession por esse projeto maravilhoso... se você ainda não viu, precisa ver hoje mesmo... Até a próxima, minna... Ja ne!!




Imagens bônus!! Porque como vocês sabem quando amo uma coisa, eu transbordo mel de tão melosa que eu fico... Imparcialidade passou longe mesmo - risos. Amei de paixão a atuação da Hyang Gi, Ah Sung e da You Jung... Me surpreenderam e me cativaram pacas... Então, tá esperando o quê? Corre lá no Doramas Obsession pra baixar esse filme e poder se emocionar com essa história <3 



K-Movie legendando em português:
Fansub: Doramas Obsession

Entenda porque os links foram removidos

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design