terça-feira, 14 de julho de 2015

Sprout (J-Drama)

Sprout, drama japonês (2012)
Depois que criei coragem de concluir meu primeiro j-drama completo, venho trazer para vocês minhas impressões acerca do que senti ao assistir e quais os pontos positivos e negativos da filmagem com relação ao mangá.

Como quem acompanha o blog sabe que eu tenho sérios problemas em aceitar mudanças bruscas de roteiro, resolvi assistir a esse drama como se ele fosse uma história diferente. Ou seja, assisti a esse j-drama como se ele fosse um drama qualquer sem ser baseado no mangá Sprout, da Nanba Atsuko.

Fazendo um apanhado geral, eu gostei do dorama. Por isso vou fazer uma análise dele isoladamente e depois um comparativo com a história do mangá no qual o drama é baseado.

Título: スプラウト/ Supurauto/ Sprout
Direção: Moriya Kentaro, Kawai Hayato, Hashimoto Kojiro
Roteiro: Nanba Atsuko & Matsuda Yuko
Gênero: Drama, Família, Romance, School Life, Shoujo, Slice of Life
Publicação: J-Drama - 12 episódios (NTV | 2012)
Nota♥♥♥♥

Sinopse: Ikenouchi Miku (Morikawa Aoi) é uma menina sonhadora, seu desejo é encontrar seu amor predestinado. Mas Miku de certa forma o encontra, mas depois o perde de vista. Três meses depois, ela acaba tendo a chance de reencontrá-lo, Narahashi Souhei (Chinen Yuri) se apresenta a ela, dando-lhe a notícia bombástica de que estaria sob os seus cuidados. Sem saber de nada, Miku vai tirar satisfações com os pais e, depois de se opor à decisão deles de transformar a casa numa pensão, ela descobre que Souhei é o seu amor predestinado, o mesmo que há três meses atrás a tinha levado até à enfermaria. Porém, sua felicidade dura pouco, pois Souhei tem namorada, Ozawa Miyuki (Kojima Fujiko), a tão detestada Uzamiyu.



Mas Miku acredita que pode viver com isso, afinal... Miyuki e Souhei estavam juntos desde a antiga escola deles. Além disso, seu amor não correspondido não seria o primeiro nem o último. Entretanto, os sentimentos que Miku sente vão lhe sufocando, de certa forma. Seu ciúme ao ver Souhei junto com Miyuki faz com que ela sinta raiva da namorada do amado, não só isso, Miku conhece sentimentos confusos, ao mesmo tempo que sente raiva e inveja de Miyuki, ela sente raiva de si mesma por estar agindo de forma tão mesquinha e egoísta.



Para complicar ainda mais esse triângulo amoroso, surge Katagiri Hayato (Jesse Lewis), melhor amigo de Souhei. Hayato é conhecido na escola por ficar com várias meninas, mas nunca se apegar a nenhuma delas e, olha só que ironia do destino, ele se apaixona por Miku, mas ao mesmo tempo sofre com isso, pois ele percebe de cara que Miku está apaixonada por Souhei. Aliás, todo mundo percebe que Miku está apaixonada por Souhei, menos o Souhei. Mas o Katagiri é tão fofo, que promete esperar (não para sempre, claro) por uma "resposta" de Miku... tinha horas que eu preferia o Katagiri-kun... Gente, por que todo carinha que vai ser o forever alone tem sempre que ser o mais fofo??? Muito revoltante isso...



Depois de vários acontecimentos, Miku acaba cedendo às investidas de Hayato e aceita namorá-lo. E como em todo drama desse tipo, adivinhem o que acontece? Depois de ajudar Hayato a namorar com Miku, Souhei começa a se sentir... hmm... "estranho", digamos assim... e algumas coisas começam a dar errado. Miyuki e Hayato percebem que Souhei e Miku não param de falar e/ou se preocupar um com o outro... Fica difícil manter um namoro assim.




Falando da pensão, os pais de Miku resolveram alugar os quartos vazios da casa. A ideia surgiu depois que o pai de Miku juntou dinheiro suficiente para a faculdade dela e porque resolvera se aposentar. Além de Souhei, se hospedaram na pensão Ikenouchi, dois estudantes universitários, Taniyama Kiyoka (Kawakita Mayuko) e Takigawa Naoji (Hashimoto Ryosuke). Ambos não aparecem muito, sobretudo, a Kiyoka. Entretanto, em alguns momentos, Taki-chan foi bem importante no desenrolar da trama. Mesmo todos interagindo na hora das refeições, a Miku não se misturava muito com Kiyoka. O foco, na casa, eram os pequenos momentos em que ela e Souhei conversavam.



Fazendo um apanhado geral, Sprout não é o melhor j-drama do mundo. Os atores não são tão bonitos assim. A Miku é super magricela, apesar de ter ficado parecida com a Miku do mangá, não curti muito as cenas em que ela não parava de morder os lábios. Me dava agonia aqueles olhos grandes dela sempre olhando para baixo, mas o que mais me incomodou foram os dentes dela (assistam e vocês entenderão - risos). E o Souhei? A maquiagem não conseguia esconder as espinhas do ator. Sem falar que o Souhei era muito baixinho em relação ao Souhei do mangá. Mas apesar desses detalhes mais visuais, o que me deixou bem irritada foram as cenas de beijo. Eu sei que o j-drama foi exibido em 2012 e os atores eram bem jovens na época, mas aquilo foi muito desagradável e mais ainda, porque tinha cena do Hayato beijando a Miku, cena do Souhei beijando a Miyuki, cena da Haruka (Kikkawa Yuu) beijando o Souhei, mas nenhuma cena da Miku e do Souhei se beijando. Não custava nada fazerem esse agrado para os fãs. Maaaaas, enfim... [super spoiler] não tem beijo da Miku com o Souhei (pronto, falei! - risos).

Morikawa Aoi e Chinen Yuri.

Falando agora do j-drama comparando com o mangá, vamos começar esclarecendo alguns pontos. No mangá, somos apresentados à Miku. Ela tem duas grandes amigas, Uehara Ami e Hasumi Fumiko. Além disso, ela tem um emprego de meio período porque ela queria comprar uma TV para ela e namora um dos seus senpais, Kataoka-san, ou seja, Miku é bem popular. Além disso, a Kiyoka não é uma patricinha como aparece no drama, ela é bem madura e misteriosa. E outro detalhe, o nome de Takigawa é Naoharu e não Naoji. E mais uma coisa, o namorado de Miku é Kataoka-senpai, no drama, Kataoka não existe, em seu lugar foi o criado o personagem Katagiri Hayato (que por sinal, não preciso nem dizer que não aparece no mangá, né?).

A relação entre Kataoka e Souhei é bem tensa desde o início. Kataoka morre de ciúmes por Souhei chamar Miku pelo primeiro nome tão familiarmente. Além disso, Miku começa a pensar demasiadamente em Souhei e isso só pode terminar de um único jeito, ela se apaixona por Souhei e descobre que não ama Kataoka-san. No drama, Miku sofre horrores para tentar alcançar Souhei, mas depois acaba aceitando os sentimentos de Hayato e simplesmente esquece (?) que estava apaixonada por Souhei. No mangá, Miku já namora Kataoka-san, mas à medida que vai convivendo com Souhei, ela não só acaba se apaixonando por ele como termina o namoro com Kataoka. Essas mudanças no roteiro alteram significativamente toda a história. E para mim isso é de morte!



Algumas falas e cenas do mangá foram mantidas, mas em ordens diferentes e em situações e contextos totalmente distintos da história original. Acho que o elemento em comum entre os dois, que não teve quase nenhuma alteração, é que Miku e Souhei não se beijam. Isso foi mantido no drama. Não sei por que gostei tanto do mangá, talvez o fato de a mocinha não ser correspondida logo de cara tenha feito toda a diferença. Veja bem, muitas meninas não são correspondidas pelo carinha que são apaixonadas, e como na minha adolescência eu passei muito por isso (e quem nunca?!, risos), acabei me identificando pacas com a Miku. Mas apesar de ter gostado do mangá, obviamente fiquei super chateada por não ter tido o tão esperado beijo entre o casalzinho principal, uma grande pena, mas... infelizmente o jeito é aceitar.

O j-drama de Sprout também não é ruim, como disse anteriormente, eu gostei muito do j-drama, mas para mim, isso só funcionou porque eu fiz de conta que o drama e o mangá eram duas histórias diferentes (o que, de certa forma, não deixou de ser). Mas recomendo que vocês assistam o drama e leiam o mangá e tirem suas próprias conclusões sobre a história. O drama tem apenas 12 episódios de mais ou menos 20 minutos de duração cada.



E nessa despedida, porque essa postagem já ficou grande demais, vou deixar aqui as duas músicas que eu mais gostei enquanto via o drama. Me apaixonei pelas duas canções, super viciantes, espero que vocês também gostem... Até a próxima, minna!! Ja ne... Kissus... *---*

[Música que eu mais gostei >_< ]



Segunda música que mais gostei... gente, acreditem, assistir ao drama com essa trilha sonora é surtante, porque a música faz uma grande diferença... ^^


J-Drama legendado em português:
Fansub: Sora~D Fansub; Why Why Dramas (necessitam cadastro)
Ver online: Doramas & Músicas

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design