segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Boku wa Imouto ni Koi wo Suru (Live-Action)

Yoooooo, minna... estou tentando organizar um pouco as coisas aqui no blog. E nessa arrumação de fim de ano, percebi que algumas postagens ficaram muito atropeladas ou até mesmo prejudicadas. Uma delas é a postagem sobre Boku wa Imouto ni Koi wo Suru. Embora numa postagem anterior, eu tenha falado sobre o mangá, o OVA e o live-action, pouca coisa ficou clara. Pelo menos ao meu ver. Por isso, estou dedicando uma postagem exclusiva para o filme. Espero que vocês gostem.

Título: 妹に恋をする/ Boku wa Imouto ni Koi wo Suru/ Secret Sweethearts/ My Sister, My Love
Direção: Ando Hiroshi
Roteiro: Aoki Kotomi & Ando Hiroshi
Gênero: Comédia, Drama, Incesto, Romance, Shoujo, Slice of Life, Smut.
Publicação: J-Movie (2007)
Nota♥♥♥

Boku wa Imouto ni Koi wo Suru, live-action japonês baseado no mangá de Aoki Kotomi (2007)

Sinopse: Yuki Iku (Eikura Nana) e Yuki Yori (Jun Matsumoto) são irmãos gêmeos e desde a infância sempre foram muito ligados. Porém, quando ambos completam 15 anos, Yori começa a tratar Iku com frieza e impaciência, mas apesar da aspereza, no fundo no fundo ele só quer esconder seus sentimentos por ela. Apesar de tentar repelir esse amor proibido, existe sempre algo que é mais forte do que a razão. Iku e Yori conseguirão viver o amor que sentem um pelo outro, lutando contra tudo e contra todos para proteger esse amor?



Essa adaptação de Boku wa Imouto ni Koi wo Suru traz a história de amor entre dois irmãos gêmeos fraternos. Não é todo mundo que se sente bem com temáticas como incesto. Entretanto, o live-action tenta dar um tom menos "agressivo" do que o mangá. Os personagens não aparecem em cenas insinuantes de sexo ou nudez, como ocorre no mangá. Uma pena, porque aposto que muitas garotas gostariam de ver o Jun sem camisa o tempo todo - risos.



Como a proposta do filme é apenas fazer uma adaptação do mangá de Aoki Kotomi, muita coisa é atenuada. Já outras são hipervalorizadas. A meu ver, o filme faz muito julgamento de valor acerca do romance entre os irmãos Iku e Yori. Principalmente quando temos personagens como Tomoka Kusunoki (Komatsu Ayaka). Tomoka é obcecada por Yori e quando descobre/suspeita que ele é apaixonado pela própria irmã, passa a chantageá-lo. Nesse ponto, temos duas coisas super erradas aí: um amor doentio por parte de Tomoka e a chantagem dela para que Yori namore com ela. Coisa de surtada, psicótica. E isso não é amor.



Além disso, a Iku no filme é demasiadamente infantilizada. O tempo todo ela aparece como aquelas personagens tipicamente desnecessárias, que só existem para serem salvas pelo mocinho. A personagem da Eikura Nana me deu raiva em diversos momentos. Embora a personalidade do Yori não tenha sido totalmente alterada do mangá para o filme, a da Iku foi drasticamente alterada. Mesmo que ela seja meiga, descuidada e inocente, no filme existe uma necessidade de infantilizá-la. A meu ver, isso soa como uma forma de atenuar a culpa que ela tem em estar apaixonada pelo irmão, cabendo a Yori a carga moral por esse amor proibido.



E isso é reforçado ao longo do filme com a presença de Tomoka e com o final triste que a história recebe. Vale salientar que o final do filme é totalmente diferente do final que tem o mangá e o OVA. Como eu disse anteriormente, como o filme faz diversos julgamentos de valor, isso não poderia ser diferente com o final do j-movie. Obviamente, esse final não destoa da proposta inicialmente dada ao filme, visto que a pegada melodramática faz-se necessária para dar sentido ao final idealizado pelo diretor. Já vou logo adiantando, preparem os lencinhos... risos.



No mais, para aqueles que quiserem saber mais sobre a história e conhecer mais sobre os personagens eu recomendo que leiam o mangá. O filme é apenas uma adaptação da série de Aoki Kotomi, ou seja, ele não é obrigado a seguir à risca o final que a autora deu à série. Além disso, a atuação do Matsumoto Jun está impecável. Se você é fã desse lindo, não pode perder a oportunidade de vê-lo atuando nesse filme. No mais, espero que vocês sintam interesse de ler o mangá após verem o live-action... Até a próxima... Kissu.



J-Movie legendado em português:
Ver online: Dopeka

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design