quarta-feira, 26 de abril de 2017

Avatar - A Lenda de Korra

A Lenda de Korra é uma séria baseada na continuação de Avatar - A Lenda de Aang. Entretanto, apesar de ser uma continuação de A Lenda de Aang, A Lenda de Korra se passa muitos anos depois da morte de Aang. Korra é a nova Avatar e cabe a ela enfrentar novos desafios a fim de manter a paz no mundo. [Pode conter spoiler]

Título: The Legend of Korra/ Avatar - A Lenda de Korra
Autor/ Roteiro: Michael Dante DiMartino; Bryan Konietzko
Gênero: Aventura, Fantasia
Publicação: Animação - 52 episódios (2010)

Avatar - A Lenda de Korra (2010)

Uma das principais razões para se assistir A Lenda de Korra é que ela é uma heroína e tanto. Além de de ser a Avatar, ela é uma personagem que quebra diversos padrões e estereótipos. Korra é descendente da tribo da água, por isso ela é apresentada como uma personagem feminina não-branca, de cabelo curto cujo corpo é bastante musculoso para padrões femininos de desenhos animados. Mas isso é o que faz Korra uma personagem única e de peso. Além de ser uma personagem que vai contra todos os estereótipos, ela ainda quebra mais um paradigma, ela é bissexual.

Mas peraí, Avatar não é uma série animada para um público infantil? Exatamente. No entanto, é importante salientar que essa descoberta sexual de Korra foi sutilmente trabalhada ao longo da série e a confirmação disso só ocorre no final da última temporada. Além disso, crianças não são preconceituosas por natureza, o preconceito é construído, logo, o fato de Korra ser bissexual não espantaria as crianças, os julgamentos preconceituosos são frutos dos adultos que transmitem esses pensamentos para os pequenos desde cedo.



Mas A Lenda de Korra não foca apenas na bissexualidade da personagem principal, vale salientar que a série Avatar como um todo é tida como um desenho subversivo, digamos assim. Desde A Lenda de Aang são tratados temas sérios. Mesmo que seja um desenho, sobretudo, voltado para o público infantil, temas como igualdade, justiça e tolerância já foram trabalhados na primeira parte da série. Em Korra não seria diferente, entretanto, os temas abordados são menos abstratos, se assim podemos dizer, com relação aos tratados em A Lenda de Aang.

Além da bissexualidade de Korra, temas como genocídio, abuso infantil, morte de entes queridos e estresse pós-traumático são frequentes nessa segunda parte da série. Korra enfrenta momentos difíceis e de grande dificuldade depois de enfrentar um terrível vilão. Mesmo sendo a Avatar, Korra tem que superar seus traumas para poder manter a paz e salvar a vida de seus amigos e entes queridos. Em A Lenda de Korra podemos ver a vulnerabilidade do ser humano diante de determinadas situações e podemos acompanhar as reviravoltas da história a partir das escolhas de cada personagem.



Por trazer assuntos sérios trabalhados de forma sutil e contundente é que considero Korra uma das melhores séries animadas que já assisti na vida. Embora os relacionamentos de Korra com personagens masculinos sejam escancarados e mesmo que ela seja marcadamente apontada como forte e musculosa, vemos uma Korra fragilizada e amedrontada depois de sofrer um grande trauma e vemos toda a sua desenvoltura para dar a volta por cima. Além disso, é muito bonito quando ela finalmente assume estar apaixonada por uma mulher, mesmo que isso só apareça nas entrelinhas. Dito isso, vemos que Korra é um desenho totalmente diferente do modelinho que estamos acostumados a assistir. Uma história incrível, com conteúdo próprio e super atual. Recomendo muito. Vale a pena conferir!! Até a próxima...

2 comentários:

  1. Olá, eu vi a Lenda de Aang e gostei muito. Vi alguns episódios da Lenda de Korra e depois parei, tenho que tomar vergonha na cara e terminar de assistir >.<

    Mas eu sempre gostei as referencia e os ensinamentos que a Lenda de Aang já apresentava, agora com a Korra pode ser explorados outros assuntos muitos importante para as crianças, que muitos vezes os pais e os adultos que estão em volta deles, não falam e quando algum "desenho" mostra algo que não é muito comum ficam escandalizados. As crianças aprendem muito com esses desenhos, e os adulto sempre os superestimam.

    Gostei muito do texto, andavas sumida (haha), não posso falar muito porque eu também tava sumida n.n

    Bjokas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback. Todos os comentários me deixam muito feliz, de verdade.

      Infelizmente ando sumida do blog, mas sempre q posso, to postando alguma coisa aqui outra ali.. please, não desista do blog - risos.

      Bjs

      Excluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design