domingo, 7 de maio de 2017

Considerações#7 - Você já Valorizou a sua Scan ou Fansub Hoje?

Yooooo, minna.... vamos falar de uma coisa séria? Prometo que não vai ser demorado nem enfadonho, mas apenas um papo cabeça sobre umas coisas que andei observando recentemente. O lance é o seguinte, vocês andam valorizando as scans e os fansubs que GRATUITAMENTE traduzem e legendam as histórias que vocês mais gostam?



Fazia um certo tempo que eu queria falar sobre isso com vocês. Sobre minha tristeza com alguns fansubs fechando ou entrando em hiato por tempo indeterminado e várias, mas várias scans fechando ou restringido o acesso dos usuários. Parece besteira, até porque você que usa o MangaHost ou o MangasPROJECT ou o Yes Mangás ou qualquer outro site de leitura online [que NUNCA, MAS NUNCA na vida respeitou o trabalho duro das scans] não vai entender minha preocupação.



Tudo começou quando percebi que algumas scans estavam há meses sem postar uma notícia sequer e algumas delas, como a Kokoro Nin-Nin e a Yaoi Toshokan, anunciando o encerramento de suas atividades. Outras, como a Momo Sensei e a Shoujo Scans, há um ano não postam atualizações. Mas muitos de vocês devem estar aí pensando, Mas e daí? Eu estou lendo meu mangá em algum leitor online qualquer. De fato, você está lendo, mas já percebeu que aquele mangá não tem um capítulo novo há milênios? E você sempre fica se perguntando por que ninguém traduz esse mangá que você tanto ama? Pois é. Você está no lado escuro da força. Não está valorizando a sua scan/fansub.



Não é nada difícil fazer isso. Por incrível que pareça, leitores onlines como MangaHost, MangasPROJECT, Yes Mangás, Central de Mangás [dentre outros, com algumas raras exceções, como o Union Mangás, mas que ultimamente começou a decepcionar muita gente ao usar práticas semelhantes], colocam os "créditos" da tradução às scans que traduziram aquele projeto, mas apenas para fingir que não pegaram sem permissão. O que quero dizer com isso é que você pode descobrir quem traduziu e assim ir diretamente ao site da scan. Simples assim. Mesmo com a covardia de se apossar do trabalho das scans, ao menos é possível chegar até a scan e dar valor a quem realmente merece o reconhecimento pela tradução.



Algumas scans aderiram à campanha Valorize a sua Scan, como a Toshi wa Yume, Dimichan, Otaku no Yume, My Otaku Way, FY Mangás, Mundo Otaku Scans, Fascínio Asiático, Antique Mangás, Lady Otomen, Redisu e Scarlet Rose. Dessas, infelizmente, o My Otaku Way (MOW) acabou. Assim como outras scans, como a Koisei Scans, a Pururin, a Shin Sekai dentre outras. É extremamente importante fazer algo simples como dizer "Obrigado pelo projeto". Comentar, compartilhar, levantar o ego e a moral das scans. Além disso, coisas desse tipo não ficam restritas apenas às scans, os fansubs que legendam os nossos doramas preferidos também acabam sofrendo com a ingratidão dos fãs. Um exemplo disso é sabermos que fansubs como Yö Dramas, Ohayo Dramas, DramaFans, Sora~D Fansub fecharam e scans como a Siwon Fansub e JDramas Fansub entraram em hiato por tempo indeterminado.



Quem sou eu para querer mudar o mundo, mas se nós todos estamos no mesmo barco e amamos ler mangás, ver animes e doramas é preciso que façamos alguma coisa. Sua inércia e a sua falta de consideração podem ser responsáveis pelo fechamento de diversas scans ou de que a maioria delas comece a limitar o acesso apenas para convidados como a Fascinating Mystery Scan fez. Então, vamos valorizar as scans e os fansubs que tanto trabalham duro e de graça para fazer a felicidade de todos nós. Ser grato por isso e saber valorizar são coisas simples que podem evitar que mais scans e fansubs fechem ou entrem em hiato. No mais, era isso, minna... Espero sinceramente ter tocado o coração de vocês. Até a próxima... Kissu.

20 comentários:

  1. Matéria perfeita! Espero que abra os olhos de muita gente que só sabe cobrar por capítulos em vez de agradecer pelo trabalho das scans. Valeu pela matéria!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o union agora também está que nem o mangahost e tals. Tem alguns mangas que eles não colocaram a fansub

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa.... q triste notícia saber disso, Toddy... nem acredito =(

      Excluir
    2. Perdendo a fé nos leitores online ='(

      Excluir
  3. Continuando no que não deu pra postar anteriormente:

    Para terminar recomendo que se veja as séries que estão licenciadas atualmente pelas editoras brasileiras. Praticamente TODAS elas ficaram famosas por conta das scans e dos leitores onlines que ajudaram a divulgá-las. Caso reste alguma dúvida, eu recomendo que procurem nossos links pro próprio sorteio de mangás de Naruto, Bleach e One Piece quando a própria panini nos mandou exemplares para ajudarmos na divulgação.

    Diferentemente do que se pensa, o trabalho das scans é imprescindível para o reconhecimento e divulgação das séries. Quando se para de traduzir uma série por conta de licenciamento você NÃO está ajudando a editora. É justamente o oposto já que a série perde divulgação online (e que era feita de graça) e obviamente interesse por parte de seus leitores com o tempo. Exemplo: Black Bird.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Gia. As Scans são as maiores propulsoras de as editoras licenciarem algum título. Sem sombra de dúvidas. O q esses leitores fazem eh sufocar, como ervas daninhas os esforços das scans e das editoras. Acaba sendo mais um desserviço do que outra coisa.

      Excluir
    2. Entretanto, mesmo sendo propulsoras de mangás, vale salientar que se uma editora licencia um titulo, nada mais justo do q a scan parar a tradução e incentivar para q os leitores adquiram o mangá. Se a scan não para a tradução, quem vai comprar os mangás se ele está disponivel na net e d graça?

      Um shounen d sucesso nem sofre tanto com isso, mas um shoujo ou josei sofrem terrivelmente com isso.

      Excluir
  4. Gostei bastante da matéria.
    É realmente triste ver cada vez mais scans fechando enquanto esses leitores continuam firme e forte por aí.
    Pior de tudo é ver gente comentando que "o leitor online x traduziu tal mangá", eu fico irritada com esses comentários, sempre que vejo alguém comentando isso em algum grupo que frequento, eu já corrijo. ¬¬
    O Union, de "leitor online confiável" passou para "grande decepção"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li em algum lugar q eles tinham feito algo assim... fiquei super decepcionada :(

      Excluir
  5. O toshi wa yume até fez um post r.i.p union

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber, Toddy.

      Eu li em algum lugar que o Union tinha feito alguma merda à la MangaHost, mas agora vc falando, já me lembrei o q foi q eles fizeram. Fiquei decepcionada com eles.

      Excluir
  6. O union se é que é possivel conseguiu descer ainda mais o nível.
    Não sei se você conhece o Line Webtoon mas trata-se de uma plataforma gratuita que disponibiliza e até viabiliza produções de webtoon(quadrinhos onlines enfim). Ela possibilita que outras pessoas, fãs, traduzam as séries para o idioma deles na propria plataforma. Há várias séries traduzidas lá no nosso idioma pelo Golden Knight Team(e o outros amadores, na real maioria MUITO ruim). Pois bem, o Union ripou o trabalho deles e botou no site do Union, e pasme, ainda removeu os créditos como "Sem grupo" de séries traduzidas pelo GKT que estavam na frente das scans BR mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, to passada... Eu conheço o Line Webtoon sim, leio muitas webtoons lá. Nossa, cada dia q passa, to mais chocada e decepcionada... =(

      Excluir

  7. As scans popularizam os mangás, mas podem atrapalhar com as vendas sim contrariando o G_I_A da mangás project. Por que comprar se já tem completo na net no seu idioma? Tem coisa que não teria comprado se as scans não tivessem dropado. Priorizo comprar mangás que não tem na net em PTBR ou não em boa qualidade.
    Os shounens são de massa, acabam não sendo prejudicados a`ponto de dar prejuizo.
    Aliás, as scans que não cancelam os projetos no geral SEQUER comentam que o mangá foi licenciado. E o sites de recomendação de mangás muito menos. Oferecem link até outros idiomas mas pouco se importam de informar se está sendo lançado ou não no país. Isso é loucura pra mim.

    Por ultimo, achei o texto legal, mas o Mangas Space lá na imagem junto com outras scans paradas dá entender que tb tá, e ele tá super ativo.
    E fascinating scan não limitou o acesso. Só acabou de vez quando foi mudar o template sei lá. Do jeito que tu falou parece que tá lançando para algumas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim... o Mangás Space está ativo sim, disso eu sei. As scans q eu falei q estão há pelo menos 1 ano paradas são a Momo Sensei e a Shoujo Scans.

      Com relação ao Fascinating Scan, não sei o que houve. Não sei se acabou etc. Mas de todas as vezes que tentei acessar, aparece sempre que para acessar o blog precisa de convite. O que nao muda o fato de q eh algo mto triste saber q scans cada vez mais estão fechando ou entrando em hiato por tempo indeterminado.

      Excluir
    2. Kawa-chan, quando aparece essa imagem do "convite", significa que o blog está desativado... O Fascinating Scan deve ter mudado o endereço do site, porque eu vejo a página deles no facebook interagindo nas postagens do grupo do Toshi wa Yume (se não me engano, é no Toyume mesmo... ^^')

      Excluir
    3. Ah, compreendo a situação. Muito triste isso =(

      Excluir
    4. Ele deve ter terminado de vez mas a dona usa como conta para acompanhar outras scans só. N é a primeira vez que vejo isso :v
      Se não me engano até os projetos que eram em parcerias com outras scans estão dando continuidade sem eles. Inclusive a página do face deles tá parada a mais de um ano mesmo que a conta deles interaja com outras scans. Deviam estar reformulando o site mas acabaram tendo problemas e morreu de vez :v

      Excluir
    5. To entendendo... uma pena isso ter acontecido =(

      Excluir

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design