sexta-feira, 30 de junho de 2017

3 AM Dangerous Zone (Mangá)

Onde eu tava esse tempo todo que ainda não tinha lido esse mangá? E essa foi uma daquelas histórias que eu não consegui parar de ler e quando vi, já tinha acabado de ler numa tarde. Uma história engraçada e madura ao mesmo tempo. Fazia tempo que eu não lia um josei assim, tão leve e tão profundo como esse...

Título: 午前3時の無法地帯/ Gozen 3-ji no Muhouchitai/ 3 AM Dangerous Zone
Mangaká: Nemu Youko
Gênero: Comédia, Drama, Josei, Romance, Slice of Life
Publicação: Mangá - 3 volumes (2008)

3 AM Dangerous Zone, da mangaká Nemu Youko (2008)

Sinopse: Depois de se formar na faculdade, Nanase Momoko é contratada em um escritório de design de Pachinko. O que ela nunca imaginaria era que esse lugar é cercado de pervertidos e esquisitões excêntricos. O que contribui diretamente para que ela faça milhões de horas extras e perca seu namorado, Tamotsu. Depois de ser traída, Momoko parece se afundar mais e mais nesse emprego que ela quer abandonar, mas inesperadamente ela encontra apoio em Tagaya Masashi, um rapaz maduro que também trabalha no mesmo prédio que ela... Mas será que nossa querida Momoko conseguirá realizar seu sonho de ser ilustradora? E Tagaya, será que eles formarão um belo casal? Momoko conseguirá suportar o "segredo" que ele esconde?



Serei bem sucinta nessa postagem... pelo menos, assim espero conseguir ser - risos. Li essa história numa sentada, fiquei tão animada com o enredo que comecei lendo em português e terminei a leitura em espanhol, tamanha foi a minha empolgação. Até porque ando bastante desanimada, então, foi um grande achado ter encontrado essa história. E espero que nessas férias eu consiga dar um up na minha vida. Mas vamos lá...

Gostei pacas da Momoko. Ela conquistou um emprego e descobriu que não era o que ela tinha imaginado, mas as circunstâncias foram se tornando tão complicadas que ela se via mais e mais envolvida no escritório, o que fez com que seu desejo de mudar de emprego fosse, aos poucos, diminuindo. A figura da Momoko nos faz pensar no quanto estamos acomodados em nossos empregos ruins e também serve de reflexão: realmente odiamos esse emprego ou não queremos admitir que gostamos dele?




Achei super legal a forma como a Nemu Youko trouxe temas bem angustiantes, mas que assumem um ar mais leve e descontraído na narrativa do mangá. Um exemplo disso, é quando a Momoko tem dúvidas se ainda gosta do seu namorado, o Tamotsu. Ir para a casa dele após o expediente era para estar com ele ou porque o apartamento dele era perto da empresa? Outro exemplo, é quando todos desconfiam do caráter de Tagaya e passam a ver Momoko como uma jovem iludida por um cara mais velho. O desenrolar desse episódio foi bastante satisfatório, mas eu fiquei me roendo de ansiedade para saber a verdade - risos.




No mais, super indico esse mangá. Não é uma história clichê, com romances bobinhos e situações constrangedoras. Ele tem uma pegada mais madura e cômica, mas traz um tom irônico muito forte. Além disso, ver uma história que trata de decepções e aprendizados, é muito importante e válido. Momoko cresce muito ao longo do tempo em que trabalha no escritório, mesmo que no início ela tenha querido se demitir. Vale salientar que mostrar o quanto podemos nos decepcionar com algumas coisas, funciona também como um ensinamento de como vemos isso: eu aprendo com meu ofício ou eu passo a vida toda odiando o meu trabalho sem conseguir mudar de emprego? São dilemas simples, cotidianos, mas que dão um ritmo extremamente original nessa história tão divertida. Recomendo.



Mangá em português:
Lady Otomem Project (download - capítulo 10, volume 2)
Mangás Space (download/ ler online - capítulo 10, volume 2)

Mangá em espanhol:
Last Heaven Fansub (descarga - completo)
TuMangaOnline (leer online - completo)

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design