quarta-feira, 26 de julho de 2017

Surgeons (C-Drama)

Yoooo, minna... Então, como vocês sabem meu primeiro drama médico foi Doctors. E mesmo sabendo de diversas sugestões por aí, também coreanas, nada me despertou interesse. Mas eis que num belo dia, procurando alguma coisa para assistir, esse dorama me chama a atenção. Quando vi que tinha mais de 40 episódios, até me desestimulei um pouco, mas depois dos dois primeiros episódios, lá estava eu, viciada e fissurada nessa história.

Título: 外科风云/ Wai Ke Feng Yun/ Surgeons/ Surgeons (Stories Behind OR)
Direção: Li Xue
Roteiro: Zhu Zhu
Gênero: Comédia, Drama Médico, Romance
Publicação: C-Drama - 44 episódios (ZJSTV | 2017)
Nota: ♥♥♥♥


Surgeons, drama chinês (2017)

Sinopse: Há 30 anos atrás, um incidente poderia ser considerado uma grande descoberta médica, no entanto, dois médicos inexperientes, assustados com a repercussão desse acontecimento, resolvem tomar uma decisão extrema, culpabilizando uma pobre enfermeira, Zhang Shumei (Liu Lin). Buscando vingança e querendo limpar o nome de sua mãe, Zhuang Shu (Jin Dong) retorna à China com o objetivo de expor toda a verdade por trás dos respeitadíssimos doutores Fu Bowen (Ma Shao Hua) e Xiu Minqi (Jin Shi Jie). Entretanto, nessa jornada, Zhuang Shu conhece Lu Chenxi (Bai Bai He), e passa a ver as coisas com outras nuanças.




Terminei esse drama ontem e até agora estou tentando lidar com o fim. Diferente de histórias como Dr. House, por exemplo, Surgeons é um drama médico que de alguma maneira não é apenas isso. Grande parte da narrativa se passa no Hospital Renhe, mas mesmo assim, é possível conhecer um pouco da vida dos personagens, dos dilemas, das angústias, etc. Isso para mim já conta como um ponto bastante positivo. Não é um daqueles dramas em que cada episódio tem um caso diferente, existe uma continuidade das ações, uma continuidade da rotina de um hospital e dos que trabalham e se consultam lá.




Explicando o plot do dorama - sintam o poder do melodrama chinês - a mãe de Zhuang Shu, na verdade, Zhang Xiao Bin, é acusada de aplicar penicilina (pó) num paciente alérgico a esta medicação. Entretanto, Zhang Shumei aplicou lidocaína (líquido), mas ninguém esperava que o paciente fosse alérgico a esse remédio. Acusada de ter sido negligente e de ter levado o paciente a óbito, Zhang Shumei tenta de tudo para provar sua inocência. No entanto, ninguém a escuta e mesmo o testemunho de Zhong Xibei (Yang Xin Ming), que na época era apenas um médico residente, não a ajuda nesse processo. Sendo demitida e sem moral alguma, para completar a tragédia, a filha mais nova de Zhang Shumei, Nan Nan, é raptada por traficantes. Desolada, Shumei comete suicídio, deixando Xiao Bin sozinho e sem parentes. Mais tarde, ele é adotado por um médico chinês e levado para morar nos Estados Unidos, onde passa a se chamar Zhuang Shu/Owen.




Depois de alguns anos nos Estados Unidos, convidado pelo diretor da cirurgia torácica (setor onde sua mãe trabalhava), Yang Fan (Liu Yi Jun), Zhuang Shu retorna à China para assumir um contrato de dois anos no Hospital Renhe. Chegando lá, ele conhece a explosiva e impulsiva Lu Chenxi, de quem acaba "roubando" o lugar de responsável pela Ala 1 e de ensinar os médicos internos sobre cirurgia torácica. Mas, depois de se conhecerem da pior forma, e de por diversas vezes se envolverem em situações inusitadas, Zhuang Shu e Lu Chenxi passam a morar juntos e aos poucos percebem estar apaixonados um pelo outro. Obviamente, tudo seria perfeito, se não fosse o fato de que Lu Chenxi ser a filha do paciente que Zhang Shumei foi acusada de levar a óbito - mais uma vez, sintam o poder do melodrama dos dramas chineses (risos). 




Não quero me estender muito para não frustrar as expectativas de quem ainda não viu. Eu sou suspeita para falar, porque para mim esse foi um dos melhores dramas médicos que eu já vi. Já ganhou um lugar no meu coração. Esse dorama me fez rir em vários momentos, mas também me fez chorar horrores... a história é coerente, sem muitos furos, nada fica de fora, você não se perde, apesar da enxurrada de personagens, cada um dos personagens principais e os secundários são bem desenvolvidos. O casal secundário formado pelo médico Chen Shaocong (Li Jia Hang) e pela enfermeira Yang Yu (Lan Ying Ying) são bem trabalhados e não são meras sombras de Zhuang Shu e Lu Chenxi. O que eu mais gostei nesse dorama foi poder conhecer os dramas de cada personagem, até mesmo o histórico de vida dos pacientes (os personagens mais passageiros da história) é pontualmente desenvolvido para dar seguimento à narrativa.




Percebemos também que nenhum personagem é totalmente bom ou totalmente mau. Ao mesmo tempo em que Lu Chenxi é extremamente competente, séria e honesta, ela também é extremamente orgulhosa e impulsiva. O próprio Zhuang Shu, por exemplo, é um excelente profissional, proativo e discreto, mas em contrapartida, é extremamente frio e calculista. Os personagens são apresentados como humanos, com virtudes e com falhas, tendo que lidar com seus erros e acertos. O drama não só traz a rotina de um grande hospital, como coloca em xeque questões importantes e delicadas, como a ética médica e profissional. Além disso, mostra o amadurecimento de cada um deles a partir de suas experiências de vida. Eu super recomendo esse dorama por tratar de vingança, ética, amadurecimento, corrupção etc sabendo dosar comédia e melodrama, mas também porque traz personagens femininas incríveis, a começar pela própria Lu Chenxi (por ser a única mulher como cirurgiã torácica e não se dobrar às injustiças), Yang Yu (por cuidar de sua mãe doente e ser firme nas suas decisões) e até mesmo a "chorona" da Chu Jun (He Du Juan), por descobrir sua verdadeira vocação.



C-Drama legendando em português:
Fansub: DramaFans (legendas)
Ver online: DramaFever; Viki

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design