domingo, 17 de dezembro de 2017

Puella Magi Madoka☆Magica (Anime)

Quando se fala em mahou shoujo, logo se imagina um grupo de garotas com poderes mágicos lutando contra o mal. Entretanto, depois que você assiste a Puella Magi Madoka☆Magica, você descobre que nem todo mahou shoujo tem o glamour de se lutar em nome da justiça. Além disso, diferentemente de muitos animes, Madoka não é uma adaptação de mangá, mas uma produção roteirizada por Urobuchi Gen (autor da novel de Fate/zero). O mangá, para aqueles que tiverem interesse, é um spin-off baseado na série em anime roteirizada e desenhada por Magica Quartet e Hanokage, respectivamente.

Título: 魔法少女まどか☆マギカ/ Puella Magi Madoka☆Magica/ Mahou Shoujo Madoka☆Magica
Roteiro/ Arte:  Urobuchi Gen, Magica Quartet / Hanokage
Gênero: Ação, Drama, Mahou Shoujo, Psicológico, School Life, Sci-Fi, Seinen
Publicação:
Anime - 12 episódios (2011)
Mangá - 3 volumes (2011)

Puella Magi Madoka☆Magica, anime (2011)

Sinopse: Kaname Madoka é uma estudante do 2º ano ginasial, que vive uma vida normal como uma garota de 14 anos, até um encontro inesperado acontecer. Ela ainda não sabe, mas esse encontro mudará a sua vida e a fará entender o valor das coisas que realmente são importantes.



Quando comecei a assistir a esse anime, não sabia o que esperar, porque eu não sabia nada sobre ele, nem tinha pesquisado nada. Eu tinha acabado de terminar a 3ª temporada de Sailor Moon Crystal e estava no clima de ver mahou shoujo. Entretanto, tudo o que eu sabia sobre mahou shoujo ficou ofuscado, pois Puella Magi Madoka☆Magica foge bastante do modelo glamouroso de garotas mágicas que lutam pelo amor ou pela justiça.





Em Madoka surge um conceito totalmente diferente de se enxergar uma "garota mágica". O que a priori tinha tudo para seguir o mesmo perfil de histórias como Sailor Moon e Guerreiras Mágicas de Rayearth, por exemplo, acaba seguindo por outro caminho. Somos apresentados a suicídios sem explicação, acidentes de trânsito e morte de pacientes quase curados, em que tudo isso seria obra das bruxas que por onde passam causam mal à humanidade. É para combater essas anomalias, que garotas precisam fazer um contrato com Kyubey e poderem ter um desejo seu concedido.




Aparentemente, um enredo bastante simples, mas que esconde um segredo extremamente sombrio. Afinal de contas, a vida de Madoka muda completamente quando ela conhece Kyubey e a aluna recém transferida, Akemi Homura. Apesar de a história girar em torno de Madoka, quem é a força motriz para que a narrativa se desenvolva é a Akemi. Ela tem uma importante missão que precisa ser cumprida: proteger Madoka de ter um destino trágico. Entretanto, tanto o destino de uma quanto o da outra dependerão da relação que elas desenvolverão ao longo da história.




Kyubey é um gatinho alienígena super kawaii, mas só por fora, pois ele é um dos encubadores responsáveis por transformar garotas em garotas mágicas. Embora pareça fofo, ele é um traiçoeiro FDP. Ele não tem um pingo de emoção e não se importa nem um pouco com essas garotas. Seus planos são outros. Mesmo sem poder sugerir pedidos para as garotas, ele fica colado nelas até que elas cedam e façam o contrato com ele. Kyubey as ilude oferecendo um futuro simples e fácil: caçar bruxas, em troca de terem um único desejo realizado; mas o que ele esconde é que seu real propósito é usar as emoções negativas dos humanos para manter o equilíbrio energético do universo.





Sobre as personagens, confesso que eu não tinha saco para aturar a choradeira sem fim da Madoka. Ela era muito chorona e muito indecisa, MDS, eu não tenho paciência para personagens assim. Embora ela tenha sido fodástica no último episódio (com um final surpreendente, diga-se de passagem), ela passou todos os outros 11 episódios sendo um pé no saco! De todas as personagens, a minha preferida com certeza foi a Akemi Homura. Apesar de ela não deixar claras suas verdadeiras intenções no início, ela deu o seu máximo para proteger Madoka e sua missão foi extremamente importante para o desfecho da história.





Além da Akemi, também gostei muito da Sakura Kyoko. Mesmo mantendo um ar de superior e indiferente, ela apenas tentava se proteger de cometer falhas, afinal, as garotas mágicas não podiam baixar a guarda, pois elas poderiam morrer. Mas apesar de toda essa pose, Sakura acabou se tornando amiga de Miki Sayaka. Uma personagem que não apareceu tanto no anime foi a Tomoe Mami. Tanto ela quanto Sayaka serviram para mostrar a realidade cruel de ser uma garota mágica e mais ainda, que destino elas teriam se não fossem cautelosas.






Por ser um anime voltado para um público mais adulto, Puella Magi Madoka☆Magica criou uma nova maneira de tratar o mahou shoujo. Eu, particularmente, adorei e super recomendo, entretanto, aconselho vocês a não irem com muita sede ao pote e nem a se apegarem tanto às personagens. O fardo de ser uma garota mágica não é fácil e a morte está sempre à espreita, além disso, toda quota de esperança tem o seu equivalente de desespero. Madoka é um anime diferente que traz uma reflexão interessante acerca da imagem que nós temos de garotas mágicas, é tão glamouroso assim lutar contra o mal e se as coisas não fossem desse jeito? Gostei pacas de Madoka e recomendo de coração. Vale super a pena!! Até a próxima...



Mangá em português - sem link
Licenciado pela NewPop

Anime legendado em português:
Aenianos Fasubber - download completo
Anbient - download completo
Crunchyroll - ver online completo (necessita cadastro)

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design