segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Anomalisa (Animação)

Uma amiga minha me indicou esse filme, porque ela queria muito discuti-lo com alguém. Sinceramente, não é uma das melhores animações do mundo. Eu fiquei super incomodada com aqueles olhos, apesar de a história trazer de forma nua e crua a vida de um cara solitário mesmo convivendo com várias pessoas.

Título: Anomalisa
Direção: Charlie Kaufman; Duke Jhonson
Roteiro: Charlie Kaufman
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Publicação: Animação (2015)
Nota♥♥♥

Anomalisa, animação norte-americana (2015)

Sinopse: O filme conta a história de Michael Stone, um escritor de best seller que viaja até Cincinatti (Ohio) para dar uma palestra. Entretanto, Michael parece estar cansado de sua vida e todas as pessoas para ele parecem as mesmas, são todas iguais e sem graça. Michael está saturado, cansado das pessoas, cansado de sua vida e necessitando de uma válvula de escape. Para tentar fugir um pouco da realidade, ele resolve ligar para uma antiga paixão sua, Bella, mas as coisas não saem como ele planejou. Entretanto, numa coincidência do destino, ele conhece Emily e Lisa, após sair do quarto transtornado atrás da incrível voz que ele escutara de seu quarto. E ao encontrar a dona dessa voz, fica extremamente encantado ao descobrir que no mundo todo, ele conseguiu encontrar alguém como ele. E percebe que não quer perdê-la.



Lisa tem uma voz diferente dos demais e se destaca na multidão. Isso faz com que Michael fique fascinado por ela. Lisa é meiga, simpática, cativante, entretanto, sua baixa autoestima a faz acreditar que não tem valor nenhum no mundo. Além disso, ela está acostumada ao fato de todos os homens se interessarem pela sua amiga Emily. Outro ponto que contribui para a sua baixa autoestima é uma cicatriz que ela tem no rosto. Algo bastante simbólico. Lisa não tem apenas a voz diferente da multidão, ela é a única que tem uma marca que a diferencia de qualquer um no mundo.




Apesar de ter sido "eleito" por muitos críticos como o filme mais humano do ano, eu particularmente não gostei muito dessa animação. A temática é bastante interessante. Tratar de temas como isolamento, alienação é algo bem delicado, mas Anomalisa soube fazer isso muito bem. A necessidade de encontrar alguém especial, alguém que se destaque na multidão pode ser um vício que não leva a lugar nenhum. Michael se apaixona imediatamente por Lisa, a quem apelida carinhosamente de Anomalisa, entretanto, o que torna algo ou alguém especial para nós? No final, tudo é uma questão de tempo até que se perca o interesse por esse algo/alguém especial e mais uma vez se inicie a busca por outro alguém especial para preencher esse vazio e assim sucessivamente.




O filme é uma animação que não é recomendada para crianças. Além disso, trata de temas voltados para um público mais adulto. Além disso, o filme traz de forma delicada e simples um homem de meia idade, bem sucedido, que está insatisfeito e infeliz. Apesar da delicadeza e simplicidade com que o filme é trabalhado, percebe-se uma veia irônica. Michael encontra a pessoa da sua vida, mas em algum determinando momento terá que voltar para casa, para a esposa e para o filho, e isso faz com que ele se sinta ainda mais angustiado e insatisfeito com a sua vida, a sua rotina, o seu sucesso.




Embora seja um filme aclamado pela crítica e pelo público, eu não gostei muito. Não sei bem exatamente o porquê, mas foi um filme que não me agradou. Na descrição do IMDB, diz que o filme é uma comédia dramática, entretanto, não vi nada de engraçado durante os 90 minutos de animação. O único personagem que vale pelo filme inteiro é a Lisa, com o seu jeitinho meigo e cativante de ser. Pela temática, pela forma eficiente com que faz isso, é que eu recomendo o filme. Mas para mim, particularmente, não foi um dos melhores filmes que eu vi na vida.



Animação online em português:
Ver online: Filmes e Séries Online; Filmes Online X

0 comentários:

Postar um comentário

Yooooo, Minnaaaa.... arigatou pela leitura... Comentem caso vocês tenham gostado dessa postagem... Caso postem comentários que não tenham nada a ver com o conteúdo do blog ou comentários ofensivos, os mesmos serão excluídos. Kissu...

 

AniMangá House Template by Ipietoon Cute Blog Design